Ontem, um amigo querido me enviou uma mensagem de avaliação desse blog. E estou tornando isso público porque a mensagem se mostrou uma espécie de consultoria, sem perder o tom de delicadeza e de "amizade ácida" que nos acompanha desde os 13 anos de idade... Nossa! Já faz muito tempo.
Peço desculpas pelo saudosismo, mas o que rola é que a gente tem - quer dizer, eu tenho - o hábito de se lembrar de algumas pessoas como nos "velhos tempos", mas o cara cresceu, casou, virou pai, empresário... Não sei se é a maturidade chegando para nós - um dia ela chegará para todos - ou se é apenas o meu orgulho de me ver como mulher, cidadã e ser pensante, enquanto aqueles que vi crescer - no sentido de ganhar idade e estatura - também encantam pela hombridade, pelo discernimento cultural e pelo poder de interpretação.
Esse amigo me conhece tão bem que enxergou o quanto me é importante a relação com as pessoas por meio das palavras, mesmo que via assuntos triviais. Porém, na avaliação dele, já é passada a hora de minimizar alguns assuntos e valorizar outros por aqui. Trocando em miúdos, falar menos das Olimpíadas de Pequim e mais de teatro, cinema, arte, artesanato, decoração...
E eu... Bom, eu também estou crescendo. Por isso, avaliar as críticas e valorizar cada observação tornou-se uma verdadeira obrigação, ou melhor, um delicioso desafio. Afinal, agora, me preparar para iniciar um post significa relembrar suas palavras e as dos muitos amigos que vêm deixando comentários por aqui para fazer valer os minutos de quem decidiu parar para ler o que preparei.
Então, dessa vez, sem imagens, só com palavras, quero dizer que, assim como eu e meu amigo sobrevivemos, salvamos nossa amizade dos percalços da vida e nos tornamos homem e mulher que valorizam as oportunidades de todos os tamanhos, venham elas como vierem, não posso deixar de agradecer a todos que, direta ou indiretamente, têm me ajudado a ser, a pensar, a escrever e a viver melhor.
Há uma frase feita que diz: "amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, ainda assim, gosta de você". Acredito tanto nisso que me ajoelho a vocês, meus amigos, para dizer: muito obrigada, amo muito vocês! - mesmo os conhecendo bem também... Hahaha...