Vergonhosamente a gravura "Minotauro, Bebedor e Mulheres", de Pablo Picasso, foi roubada da Estação Pinacoteca, em plena tarde de junho. Na época, outras três obras foram levadas no mesmo roubo, incluindo outra gravura de Picasso, "O Pintor e Seu Modelo". Após uma série de investigações, na noite de sexta-feira (15/08), a Polícia Civil encontrou a gravura no quilômetro 15 da rodovia Raposo Tavares, na zona oeste de São Paulo.Nas primeiras operações da polícia foram recuperadas a pintura a óleo sobre cartão "Mulheres na Janela", de Emiliano Di Cavalcanti, e o guache sobre cartão "Casal", de Lasar Segall, e feita a prisão de Edmilson Silva do Nascimento, 29 anos. Os quadros estavam debaixo da cama dele. "O Pintor e Seu Modelo" foi recuperado em 19 de julho, quando também prenderam Wesley Teobaldo Barros em flagrante com mais duas pessoas.
Tudo é tão absurdo. Chegou ao ponto de a gravura ser encontrada embrulhada em papel bolha e intacta, ainda com a moldura. Ah! E a polícia a encontrou após uma denúncia anônima. Ou seja, os ladrões levaram, perderam as primeiras e devolveram a que restava.
O que fica agora? Bom, as obras, provavelmente, voltam à Pinacoteca. Quanto ao resto, ficam a vergonha, o descaso e a ignorância de quem só deve associar Picasso, Segall e Di Cavalcanti a milhares de dólares, sem nunca ter ouvido falar, sequer, em formas e cores.
Já ao que diz respeito a nós, bola pra frente e pressa para ver tudo o que for possível, onde estiver dosponível. Afinal, nunca se sabe quando vão invadir o Masp, visitar a Pinacote em plena tarde...
Um comentário:
ai que vergonha, perto da minha casa ainda...
Postar um comentário